Defesa Civil classifica como 'desastre natural' enxurrada que atingiu Guaiuba
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Ceará divulgou no início desta semana, o relatório técnico que classificou como "desastre hidrológico de origem natural" a enxurrada decorrente de precipitação intensa ocorrida no último dia 21 de abril na cidade de Guaiúba.
De acordo com o relatório, o evento hidrológico aconteceu em virtude de precipitações intensas na Serra da Aratanha, que resultou no aumento da vazão dos cursos d'água na região. "Foi identificado o vertimento de um açude situado na Fazenda Latis, cujo excedente escoou para o Riacho do Cachimbo, contribuindo para seu transbordamento", detalha o documento.
Segundo o laudo de inspeção, o riacho ultrapassou sua calha, provocando alagamentos em áreas residenciais de risco, causando perdas de móveis, danos em estruturas e comprometendo as condições de habitabilidade. Ao todo, 54 famílias foram diretamente afetadas. As localidades mais atingidas foram as ruas Primeiro de Maio e Mariana Mendes no bairro Pinheiro e ruas José Lopes da Costa e Joaquim Dias da Cunha no bairro Santo Antônio.
O relatório aponta que a equipe de reforço operacional da Defesa Civil, acompanhada de uma equipe de gestão da prefeitura, realizou o reconhecimento das áreas afetadas, levantou os danos e prestou suporte técnico às ações de resposta. As informações foram repassadas aos órgãos responsáveis para dar continuidade às ações de assistência humanitária e recuperação.